quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Um olhar para fora de Liliput

Os últimos 10 dias foram sem dúvida férteis e interessantes no que respeita à novela nacional, mas na dimensão internacional passaram-se coisas importantes!

A Europa teve pela 1ª vez o privilégio de receber o novo Bush, versão santo, completo com auréola e tudo! Quem precisa de um Santo António para pregar aos peixes quando temos o Santo Bush?
A verdade é que o nosso texano favorito trouxe nos alforges uma mão cheia de boas notícias, ou pelo menos era o que o pistoleiro pensava.

Começou por afirmar que não está a planear invadir ninguém nos próximos meses (que alívio!), depois congratulou-se pelo excelente resultado nas eleições no Iraque, por isso os fins justificaram os meios e agora já podemos ser amigos de novo.
Lembrou ainda a necessidade de unir esforços para apoiar os pequenos avanços no conflito entre Israel e o Estado Palestiniano e louvou os esforços europeus para travar diplomaticamente o desenvolvimento de armas nucleares no Irão.

Apesar do meu cepticismo e sarcasmo, quero acreditar que esta nova atitude se vai manter e continuar a marcar pontos, e é essencial que os EUA e a EU concordem sobre vários assuntos, desde a reforma em curso da ONU e da OTAN, à concertação de estratégias para regiões como os Balcãs e a venda de armamento à China.

De assinalar também o bom sinal dado pela Índia e o Paquistão, que anunciaram a criação de uma linha de autocarros que atravessa a linha de cessar? – fogo entre ambos, no enclave de Caxemira. Como algo tão mínimo como isto pode ser notícia demonstra que há um longo caminho a percorrer para a resolução pacífica deste conflito potencialmente nuclear, mas é com pequenos gestos que gradualmente é possível acreditar que ao fundo do túnel pode estar a luz.

Esperança renovada para Moçambique, onde o recém-eleito presidente Armando Guebuza promete maior abertura ao investimento estrangeiro e uma melhor organização da administração pública. Boas perspectivas para um povo que face a tantas adversidades luta dia-a-dia por um futuro melhor.
Um bom exemplo para muitos outros povos…

Sem comentários: