terça-feira, janeiro 21, 2014

Sobre o medo de falhar

Querido Blogue,

O medo de falhar não é um fenómeno assustador, mas uma melodia sedutora que nos desencaminha, dissolvendo a nossa determinação e minando a nossa vontade de vencer.
Ninguém está a salvo deste canto da sereia que nos conforta, que justifica as nossas derrotas com factores exógenos, e nos perdoa sempre que desistimos antes sequer de tentarmos vencer.
Este teste à nossa vontade é o principal desafio que a vida nos coloca pela frente. É um desafio diário, que nem sempre vencemos, mas cujo rácio vitórias/derrotas tem um impacto enorme na evolução da nossa vida.
É verdade que existem factores exógenos que nos permitem estar melhor ou pior preparados para vencer, mas esses indicadores apenas servem para medir o grau de dificuldade dos desafios a que nos propomos, nunca para nos dizer que o objectivo, em si, é inatingível,
As vitórias que medem o nosso sucesso, são sobretudo resultado de um compromisso pessoal com o objectivo a atingir. Os elementos exteriores a nós são importantes, mas secundários, pois têm um efeito efémero ( positivo ou negativo), e não nos fornecem a energia que precisamos para manter uma dinâmica crescente de realizações. Por isso é que costumamos dizer que as vitórias trazem vitórias, pois servem como plataformas de motivação, que nos levam a tentar atingir objectivos mais exigentes, que antes pareciam inalcançáveis.

Não conheço nenhum método infalível para ajudar um ser humano a realizar-se, e alcançar a sua própria medida de sucesso, mas sei que a chave desse sucesso surge sempre, mas sempre, de dentro de nós!



A melhor forma de começar é parar de falar e começar a fazer. – Walt Disney, fundador da Walt Disney





Sem comentários: