quarta-feira, março 27, 2013

Histórias da vida no dia Mundial do teatro


Querido Blog,

Partilho contigo o meu modesto contributo para o Dia Mundial do Teatro.

Hoje um grande amigo meu perguntava-me o que oferecer no aniversário de uma amiga especial, que estava a passar por um período menos bom.

A conversa foi assim:

Fulano - a Sicrana faz anos, anda um bocado em baixo e eu gostava de fazer-lhe uma surpresa e puxar um pouco por ela. 
Vai haver um jantar com as amigas ( que ela nem queria fazer) onde eu também vou estar, mas não tenho nenhuma ideia do que lhe oferecer.
Tens alguma ideia?

Eu - Hombre, se queres puxar por ela tens de lhe dar algo que a faça sentir especial, bonita, humm.. Sexy! O que é que ela gosta mais de fazer?

Fulano - Ah! Hum... Huh... Gosta de (1 minuto).... Eh pá! Ela gosta de livros da Sveva Modignani, de tomar café com as amigas, no verão está sempre a caminho da praia... Sei lá que mais!

Eu - Hum, Sveva... Pois. Ela deve andar mesmo depressiva...

Fulano - É isso, vou oferecer-lhe um livro! Um romance alegre ou algo assim para ela largar essas porcarias.

Eu - Está mas é calado, se ela está em baixo nada pior que criticares o gosto literário dela, e provavelmente não a conheces assim tão bem para acertar no tipo de escrita que ela gosta.
Se queres puxar por ela e também fazer boa figura, porque não lhe ofereces algo que a faça sentir bonita? Tipo um vestido ou um bikini, já que ela gosta de praia.

Fulano - Estás parvo? Primeiro nem sei os tamanhos dela, não percebo nada disso, depois ela pode não gostar do que eu escolher, e pior vão estar lá as amigas todas no jantar, que só vão pensar que eu sou algum tarado, que se quer aproveitar da fragilidade da amiga.

Eu - Estás tãaaoo enganado. Conheces bem alguma das melhores amigas dela?

Fulano - Conheço.

Eu - Então fazes assim. Ligas para ela e pedes ajuda com os tamanhos, escolhes 3 ou 4 modelos e pedes-lhe para te ajudar a decidir qual o melhor. Afinal, elas estão sempre a trocar as roupas umas com as outras, por isso a amiga deve ter uma boa ideia do que há no armário dela.

Fulano - Mas e as outras não me vão criticar no jantar? Não achas que é demasiado denunciado?

Eu - Tu já és denunciado o suficiente rapaz, acabaste de me dizer que estás apanhadinho por ela e eu nem te perguntei nada! Diz-me lá uma coisa. Gostas mesmo dela?

Fulano - Acho que estou apaixonado.

Eu - Achas, ou tens a certeza? e ela? Já sabe?

Fulano - Tenho a certeza. Ás vezes acho que ela percebe mas nunca deu a entender nada.

Eu - Ok, então sabe de certeza (riso). Achas que ela gosta de ti?

Fulano - Gostar gosta, não sei se está apaixonada ou assim, mas desde que terminou com o outro temos estado juntos muitas vezes, e ela disse-me à tempos que não tem estado com ninguém.

Eu - És mesmo parvo, ela disse-te isso e tu nada (risos)? Enfim tu vais oferecer-lhe um bikini e sabes porquê?
Não há nada pior para uma mulher do que um homem inseguro, medricas e de meias palavras. Tu se a queres para ti tens que assumir isso, tens de lhe demonstrar que gostas dela, que a desejas, e que queres fazê-la feliz, e não podes ter medo de o dizer em lugar nenhum, sobretudo nunca à frente das amigas dela, que é exactamente onde tens de ser mais forte e decidido.
O mais importante é o que lhe vais dizer quando ela abrir o presente, a forma como vais justificar essa oferta, e aí recomendo que escrevas um cartão, para não te enterrares todo em frente das amigas, e fazeres figura de parvo.

Fulano - O que é que tu escreverias?

Eu - Se pudesses ser totalmente honesto com ela por um minuto, que gostarias de lhe dizer fulano?

Fulano - Que este presente sirva para despertar a mulher linda e fantástica que eu conheço, e tem andado adormecida, mas está na hora de acordar. Gostava de lhe dizer que o meu sangue ferve ao pé dela, que nunca confiei numa mulher como confio nela, que a acho muito bela e sensual, e que me revolta quando a vejo assim triste e sozinha, que quero ser o homem da vida dela, e que comigo ela voltará a encontrar a felicidade!

Eu - Então se já sabes o que lhe deves escrever no cartão, porque é que perguntaste?

(2 horas depois o fulano envia-me estelink pelo  facebook)

Fulano - Pá a amiga dela já me recomendou esta loja com artigos originais, e nem precisei de lhe pedir ajuda que ela ofereceu-se logo para escolher o bikini comigo! Mas nem imaginas, perguntou-me logo toda entusiasmada se eu gostava da fulana.

Eu - Boa! E tu disseste que sim certo!

Fulano - Não! Achas? Não me ia comprometer assim de qualquer maneira! Disse-lhe que achava que sim mas não tinha a certeza.

Eu - Tu realmente não precisas da ajuda de ninguém para te estenderes ao comprido, já fazes um belo trabalho sozinho ... Parabéns Fulano! Acabaste de dizer a uma das melhores amigas da fulana que gostas da fulana mas não tens a certeza.
Ou seja, és mais um tipo cheio de meias tintas, que não sabe o que quer nem para onde vai, incapaz de se comprometer com nada, quanto mais com um namoro com uma fulana que saiu fragilizada de uma relação anterior. És mesmo estúpido.

Fulano - Ah! Não tinha pensado nisso....

Eu - Olha, nem que compres os 10 bikinis mais bonitos dessa loja, ou outro presente qualquer, nada disso vai ser bem interpretado, nem bem recebido por ela ou pelas amigas, se tu não tiveres a mínima confiança no que sentes por ela e fores capaz de tomar decisões e assumi-las. Isso é que é ser homem, e nenhuma mulher que valha a pena vai esperar menos de ti. Cresce rápido, que assim não vais lá!

Esta é uma história verídica.

Fim.